sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lançamento do livro História e Cultura de Moda

Aconteceu ontem, dia 03 de novembro, na Livraria da Vila, Shopping Pátio Higienópolis, o lançamento do livro História e Cultura de Moda das docentes pesquisadoras Maria Claudia Bonadio e Maria de Fátima da S. Costa G. de Mattos. O lugar estava repleto de gente interessante, coordenador do nosso curso, Lázaro Ramos, também estava presente para prestigiar o evento. A equipe da PassaNaMaria não poderia ficar de fora e aproveitou a oportunidade para conversar com a queridíssima autora Maria Claudia Bonadio e essa entrevista você confere agora.
 

 
Coordenador do curso de Moda do Senac-SP

PNM: Como foi o processo de pesquisa para a realização do livro?
Maria Claudia: Este livro é resultado do GP Moda, Cultura e Historicidade que vem se realizando no Colóquio de Moda já desde 2007, e os textos que foram reunidos são pesquisas individuais das várias pessoas que vêm participando do GP desde então, quer dizer, desde o Colóquio de Moda que acontece anualmente e as pessoas que pesquisam História da Moda se encontram. E no ano de 2010, o número de pesquisas que estavam sendo apresentados e a qualidade era muito boa, então, desses que foram apresentados eu selecionei os melhores e convidei esse grupo para publicar, então na verdade tem muitas histórias, e eu estou contando a história do livro, cada um tem uma história aí.  

PNM: Qual o público que você deseja atingir com a produção? Qual a contribuição da obra para a área de conhecimento e pesquisa de moda?
Maria Claudia: Alunos do curso de Moda e as pessoas que estão pesquisando, estão fazendo pós-graduação, mestrado, doutorado. Uma das ideias do livro, uma coisa que a gente tem é a possibilidade metodológica de estudo para moda, alguns questionamentos sobre ideias que são fiscalizadas já acerca da Moda que estamos colocando em questão, então tudo isso pode ajudar os alunos a verem com um olhar crítico essa história da moda.

PNM: Você poderia falar um pouco sobre o seu artigo no livro?
Maria Claudia: Meu artigo, ele é parte das pesquisas que venho realizando desde 2001, quando entrei no doutorado, e umas das coisas que me chamou atenção nessa trajetória do doutorado foi a questão dos usos que a publicidade da moda fazia da tropicália e é isso que estou colocando em questão nesse artigo, até que ponto existe uma moda tropicalista ou se foi uma criação da publicidade de moda, mas ai vocês têm que ler, não vou contar os resultados (risos).




Maria Claudia Bonadio

E para ficar ainda melhor, a Passa recebeu uma dedicatória super fofa!

A autora Maria Claudia Bonadio e a Vice-presidente da PassaNaMaria Adrianna Marianetti


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