quinta-feira, 3 de maio de 2012

O TABU DO SÉCULO XXI


        

       Hoje o tema que vamos abordar no blog é o famoso, perigoso e polêmico Tabu. Lembrando que o mesmo pode ser considerado um assunto evitado pelos demais, ou “um comportamento  inaceitável ou proibido por determinada  sociedade”.  Aí vem a pergunta: Será que em pleno século XXI, ano de 2012, há algum Tabu presente na sociedade?

       Há alguns anos atrás, era fácil definir o que era e o que não era Tabu, como piercings, tatuagens, minissaia, unha vermelha, etc. Uma vez vencida (ou quase) essa barreira, nos vimos parados numa época de aceitação à diferença, onde tatuagens e piercings são bem-vindos e, aparentemente cada um segue com sua vida. Mas não será apenas ilusão?

       Coloco tal aceitação em dúvida, a partir de um fato ocorrido bem recentemente, com uma amiga minha. Era uma entrevista de emprego, mal fazia duas semanas que ela havia descolorido seu cabelo para um loiro platinado. A loja, que até então se julgava moderninha e numa localização também moderninha, adorou o perfil da minha amiga, super comunicativa e tal, MAS só poderiam contratá-la se ela escurecesse o cabelo (Agora é a parte da expressão tipo, OOOOOOI??!?!?). Pois é, povo do meu Brasil, e olha que loiro platinado é relativamente comum atualmente, né?! Final da história: minha amiga diminuiu um tom (ou alguns, não sei diferenciar), para poder trabalhar na loja.

       Acredito que algumas pessoas passaram por algo parecido, ou até pior, por um brinco, piercing, tatuagens e, agora, cabelos coloridos. O que eu acho um absurdo, pois não é o que você usa que define sua competência no trabalho. Tais tipos de “adornos” contribuem para a estética da sua personalidade, algo visível, mas JAMAIS serão a personalidade em si.




       E você, já passou por algo parecido? Conhece alguém que já passou? Tem alguma opinião sobre outros possíveis tabus do século XXI? Gostou do post? Não gostou do post? Comentem aqui em baixo, não dói, é de graça e deixa a gente feliz!

Vamos trocar uma ideia! VEM GENTE, VEM QUE É SUCESSO!

Um comentário:

  1. Essa da loja foi comedia mesmo, se o cabelo fosse pelo menos verde, roxo ou uma cor assim (não digo que seria certo , mas compreensível dependendo da marca.).
    Pre conceito com essas coisas tá começando a ser algo estranho, mas quando a gente entra numa loja mais bacana de camiseta, short e havaianas e as vendadoras praticamente te expulsão da loja?!

    ResponderExcluir